quarta-feira, 13 de abril de 2011

A ULTIMA PINTURA _ DICAS SOBRE SOMBRAS


Ta' ai, esse eu fiz essa semana!
Pra essa pintura eu aproveitei umas dicas do anildoanildo.blogspot.com. aliado ao que eu desejava experimentar.
Nessa pintura ha' pontos mais claros e mais escuros criando sombra e volume, tudo muito sutil e talvez na foto nao se perceba bem.
*Para criar pontos mais claros,(impressao de volume ou luz), apos aplicar a tinta apalpe levemente com um papel toalha a area que deseja dar esse efeito, como por exemplo o alto das bochechas,linha nasal ou pra dar volume `a cabeca (no caso ai do meu careca...rs).
*Para criar pontos mais escuros, porem sutis, use o mesmo tom, mas com a tinta numa densidade mais espessa (menos agua).Pode se notar uma sutil sombra na face, onde a mao esta' pressionando e uma sombra mais notoria entre as maos.


Nas palpebras eu nao usei essa tecnica e se percebe que o resultado nao ficou natural...
Bom...eh isso ai...erros e acertos e vamos em frente!

Dicas e sugestoes sao bem vindas!!!

2 comentários:

  1. seu desenho é muito expressivo e vc tem razão, as sombras nos olhu os ficaram pesadas. Dão um ar pouco natural, na minha opinião. Isso pode ser defeito ou qualidade, dependendo do que vc queria. Se fosse para um personagem de quadrinho, na minha opinião estaria perfeito. Mas, se a idéia era um retrato mais humano acho que a sombra mais suave ficaria mais natural, verdadeiro.Gostei muito. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Foi erro mesmo Ana...rs!Peguei o pincel que estava com resto de preto, tentei corrigir mas vc sabe que na aqua isso eh impossivel, ou recria ou desiste, entaun acabei escurecendo as duas palpebras...foi o jeito...rs!
    Bjim

    ResponderExcluir